Tecidos, gente, quem não ama?
Pois então… Tanta coisa pra falar que eu não sabia nem por onde começar. Por fim, vamos fazer o seguinte: Pra organizar todas as informações, vou classificar nossos paninhos por construção, composição e usos.
Neste primeiro post, o assunto é construção. A construção é o processo usado para fazer tecido. No segundo post, o assunto será composição, ou seja, do que ele é feito. Pra terminar, vamos discutir um pouquinho os usos dos tecidos, mas vamos discutir mesmo: quero que cada um dê a sua opinião sobre qual o tecido mais indicado para qual tipo de projeto, ok?
Não vou prometer um por semana, porque seria loucura, mas prometo me engajar na pesquisa e nas entrevistas! Palavra de escoteira.
Vamos lá…
Tecido plano - Processo de tecelagem
É feito entrelaçando os fios de da trama e do urdume.
O processo tem três passos:
1. Abertura da cala: Formar a manta do urdume fazendo duas camadas, uma mais alta e uma mais alta.
2. Inserção da trama: Por baixo da manta do urdume ou por cima da manta do urdume.
3. Batida do pente: Quando o tecelão ou a máquina junta os fios da trama que foi inserida.
A abertura da cala é o que define o ligamento do tecido, ou seja, o ligamento (ou padrão) do tecido é definido acordo com a escolha dos fios que vão estar na camada mais baixa e na camada mais alta do urdume.
Existem alguns ligamentos básicos de tecelagem:
Ligamento tela ou tafetá
É o mais simples. A trama do ligamento tela cruza o urdume passando um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. Na volta, urdume que estava por cima, fica por baixo. Quanto mais grosso for o fio e quanto mais próximas estiverem as carreiras, mais firme será o material. Entre os tecidos de ligamento tela estão o chiffon, o mousseline, a organza, o shantung e o tafetá.
Ligamento sarja
O ligamento sarja tem uma repetição mínima de três fios de urdume e de trama, formando uma diagonal.
O entrelaçamento diagonal é bem mais firme que o ligamento tela. Essa firmeza também deixa o ligamento sarja mais resistente a sujeira, mas torna lavagem mais difícil. Entre os tecidos com ligamento sarja estão o brim, o denim/jeans, a sarja, o tweed e o gabardine. No avesso desses tecidos você vê claramente a diagonal.
Ligamento cetim
É bem parecido com a sarja, mas costuma ter repetições de cinco a doze fios de urdume e trama. No cetim, a diagonal não é tão visível porque o número de repetições é muito grande. Essas repetições deixam o tecido liso e brilhante. Usam esse tipo de ligamento o cetim, o crepe de seda e o veludo de seda.
Em cima desses ligamentos básicos também foram criados outros ligamentos, mais complexos. Um deles é o jacquard, que é aquele entrelaçado fio a fio, formando desenhos.
Malha - Processo de malharia
A malha é feita entrelaçando os fios sempre no mesmo sentido: ou todos na trama ou todos no urdume. O processo de malharia é feito com agulhas e é bem parecido com o tricô.
Meia-malha
É uma malha bem leve, com a estrutura mais simples do que a malha comum.
Piquet
O piquet é uma combinação de algodão e poliéster, bem resistente. Ele encolhe pouco e tem uns micro furinhos, que dão uma textura leve e deixam a pele respirar bem.
Moletom
No moletom, a estrutura de malha é feita com uma espécie de lã, o que faz dele um material bem macio, flanelado dos 2 lados. O entrelaçamento deixa os fios do lado de dentro da malha soltos e, ao passar pela “peluciagem”, eles ficam fofinhos e quentes, porque não deixam o calor do corpo passar pra fora da roupa.
Ribana
A estrutura da ribana é feita em teares duplos, dando um efeito canelado que deixa a malha bem elástica, maleável e, consequentemente, muito confortável.
Não-tecido - Processo químico, mecânico ou térmico
Os não-tecidos são feitos de fibras presas por processo químico, mecânico ou térmico que gera uma espécie de manta com os filamentos. São chamados de não-tecidos porque não passam por nenhum tipo de tear. O nosso amado feltro, por exemplo, é feito assim.
Depois de entrelaçar as fibras em uma máquina, ele passa por um processo químico que deixa todas elas grudadas permanentemente. O TNT também é feito com um processo parecido.
E o que mais tem por aí?
Além do tecido plano, da malha e do não-tecido, ainda temos pele, renda, entre outros, mas acho que estes são os que geram mais dúvidas, mesmo.
Gostou? No próximo post vamos falar sobre a composição dos tecidos.
Para pesquisar mais sobre tecidos:
Dúvidas?? Falei alguma besteira??
Deixe aqui nos comentários!
Veja também:
Muito bem explicadinho o post.
Parabéns
Obrigada, Elaine!
Adorei o Post!
Obrigada!!
Seu Blog é um Amor!!
Amei a aula! Parabéns!!!
Esse é o primeiro post de uma série de 3, hein? Não esqueçam… Continuamos semana que vem
achei ótimo, parabéns!
Estou adorando seus ensinamentos…tenho pesquisado e lido muito sobre moda, costura, tecidos…mas realmente vc tem uma linguagem bem acessivel e direto…o texto não é cansativo e da vontade de ler mais…adorei…
Poxa, Aline, muito obrigada! Que bom que você gostou, porque eu me diverti muito pesquisando, consultando as amigas… Foi uma delícia, mesmo!
nossa adorei as dicas com elas pude aprender um pouco mais sobre tecidos antes achava uma coisa meio cliche
Sou estudante do curso tecnico em produçao de moda,fiquei fascinada pelo conteúdo deste assunto.
Vai me ajudar muito a conher melhor sobre tecidos.
AMEI O SEU POST. REALMENTE PERFEITO, POIS COMO PROFESSORA PRECISEI DE DETALHES PARA UMA EXPOSIÇÃO E, ESTE ME DEU OUTRAS IDÉIAS PARA A MINHA EXPOSIÇÃO, OK?
PARABÉNS E SUCESSO.
MINHA SUGESTÃO É O PROCESSO DESDE QUE SE COLHE O ALGODÃO ATÉ SE ER UM TECIDO FABRICADO. ABRAÇOS MIL.
5 Trackbacks e Pingbacks
[...] Aprender a costurar*, neste segundo post o assunto é composição: do que o tecido é feito. No primeiro post, o assunto foi construção, que é o processo usado para fazer tecido. No terceiro, semana que [...]
[...] vou terminar a série sobre Tecidos do *Quero Aprender a costurar*. No primeiro post, o assunto foi construção, que é o processo usado para fazer tecido. Na segunda semana falamos sobre composição: do que o [...]
[...] você não acompanhou a série sobre tecidos, no primeiro post o assunto foi construção, que é o processo usado para fazer tecido. Na segunda semana falamos sobre composição: do que o [...]
[...] Segue a lista de tudo que rolou: Tudo sobre tecidos – Parte 1: Construção [...]
[...] você não acompanhou a série sobre tecidos, no primeiro post o assunto foi construção, que é o processo usado para fazer tecido. Na segunda semana falamos sobre composição: do que o [...]
Faça seu comentário